Localização e caracterização

 
O concelho da Lourinhã encontra-se inserido na Região do Oeste, sendo limitado a norte pelos concelhos de Peniche e Óbidos, a sul pelo concelho de Torres Vedras, a este pelos concelhos de Bombarral e Cadaval e a oeste pelo Oceano Atlântico. Pertence ao distrito de Lisboa, e dista 63 km do norte da sua sede, integrando também a Região de Lisboa e Vale do Tejo (Estremadura Litoral).


Em termos de acessibilidades, a Lourinhã é servida pelas Estradas Nacionais N.ºs 8/2, 247 e 361, que estabelecem a ligação a Torres Vedras, Lisboa, Caldas da Rainha, Óbidos e Bombarral. A  autoestrada A8, cujos acessos se situam nas imediações do concelho, possibilita uma maior proximidade a grandes centros, como Lisboa e Leiria. Os transportes rodoviários são em grande número e com horários diversificados, abrangendo todo o concelho. A nível ferroviário, a Lourinhã encontra-se próxima das linhas de Torres Vedras e do Bombarral.


O concelho apresenta uma área de 146 km2, possuindo uma população de mais de 25.000 habitantes. 

Devido à sua dualidade geográfica, com uma área agrícola que ocupa 80% do seu território e uma orla costeira de cerca de 12 Km, os principais campos económicos do concelho são a pesca e a agricultura, assumindo também o pequeno comércio um peso significativo na economia do concelho.


Os recursos naturais que possui, aliados às infraestruturas existentes, tornam a Lourinhã um concelho onde o mar, o campo e a tradição histórica se fundem sem, no entanto, ser descurado o futuro, para o qual se pretende um desenvolvimento sustentado e o bem-estar da sua população e dos seus visitantes.

 

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2017 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.