Cidade dos Afetos


Inserido no Projeto Educativo Municipal, esta é uma iniciativa que conta com a especial colaboração do Agrupamento de Centros de Saúde – Oeste Norte no arranque das atividades.

A “Cidade dos Afetos” pretende chamar para o dia-a-dia das comunidades, os afetos como mecanismo fundamental de desenvolvimento alicerçado nos seguintes pressupostos:

- Maior afetividade entre as pessoas diminui a violência, a agressividade gratuita e os conflitos inúteis, promovendo maior urbanidade, coesão social e tolerância, valores essenciais a uma comunidade desenvolvida.

- O desenvolvimento de relações afetivas aos lugares, costumes e tradições locais permite a identificação das comunidades com as suas raízes e consequentemente a busca dum futuro assente nas potencialidades e recursos locais e numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.


- Uma terra sem passado é uma terra sem futuro, pelo que dar às novas gerações a dimensão da luta dos antepassados para a construir é uma forma de garantir a coesão cultural e o sentimento de pertença no futuro.


Este projeto iniciou com a formação “Escola de Afetos, Escola de Sucesso”, que foi entendimento, este ano letivo, ser direcionada para educadores de infância e técnicos dos agrupamentos de escolas, das Instituições Particulares de Solidariedade Social com jardim-de-infância e creche do concelho e da Câmara Municipal da Lourinhã.




  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados