O Concelho

Concelho do litoral da Região Oeste, com 146 km2 e mais de 25.000 habitantes, distribuídos por 8 freguesias, a Lourinhã está hoje servida de excelentes acessibilidades relativamente às principais cidades do país e a Lisboa, da qual dista 63 Kms. 

Os seus 12 quilómetros de costa, onde se combinam belas praias, penhascos recortados e tranquilas baías, numa rota que o sol percorre, quente e luminoso, durante todo o ano, são de uma riqueza paisagística única.

Estas condições naturais convidam à prática de diversos desportos náuticos, pesca desportiva, caça submarina, fotografia subaquática, surf ou, entre outros, o jet ski.


O interior do concelho, caracterizado pela ruralidade da paisagem e harmonia das suas cores, dispõe de excelentes condições para umas férias tranquilas e repousantes. Aí se encontram vários estabelecimentos de turismo em espaço rural, onde se pode estabelecer um contacto direto com a natureza, com a vida agrícola e praticar diversas atividades como a equitação, ténis, BTT, caça, minigolfe, karting, ou simplesmente descansar.

No seu património salienta-se a Igreja de Nª Srª da Anunciação (também conhecida por Igreja de Santa Maria do Castelo), a 
Igreja da Misericórdia, o Convento e Igreja de Santo António, o Forte de Paimogo, o Parque da Fonte Lima, o Museu da Lourinhã ou ainda, entre outros, o Padrão Comemorativo da Batalha do Vimeiro, onde o exército Anglo-Luso venceu as tropas napoleónicas comandadas pelo general Junot em 21 de Agosto de 1808 durante a 1ª Invasão Francesa.
 
O nome Lourinhã
O surgimento do nome Lourinhã está, segundo algumas versões ligado à existência de uma povoação romana. No século XII, já em plena reconquista, foi D. Afonso Henriques quem concedeu ao fidalgo francês D. Jordan as terras hoje conhecidas por Lourinhã pelos valorosos serviços prestados por este na conquista de Lisboa aos mouros. 

O primeiro foral da Lourinhã, dado por D. Jordan, não possui data certa, embora alguns historiadores o remetam para o ano de 1160, tendo sido sucessivamente confirmado por D. Sancho I, em Santarém, no ano de 1218 e por D. Afonso III, no ano de 1251. Um novo foral foi concedido por D. Manuel I, em 1512. 

 
Contactos da Câmara Municipal:
Edifício dos Paços do Município
Praça José Máximo da Costa
2534 - 500 Lourinhã
Tel: 261410100
Fax: 261410108
E-mail: geral@cm-lourinha.pt
Horário: De segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

No caso de pretender formalizar o seu pedido ou exposição através de email deverá utilizar o seguinte endereço geral@cm-lourinha.pt, e indicar no corpo do seu email a seguinte informação: Nome completo ou designação da entidade; Morada de residência ou sede; N.º de identificação Fiscal.


‹ Anterior
  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2017 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.