Planalto das Cesaredas

O planalto das Cesaredas  é um território de calcário com cerca de 140 milhões de anos, que se apresenta como um prolongamento do sistema serrano Aire/Montejunto. A cota mais alta do Planalto é de 164m de altura e a mais baixa é de 32m. Predominam as formações do período Jurássico, sendo o calcário a única rocha ocorrente. As rochas têm espécies únicas de invertebrados fosseis do Jurássico Médio e Superior (Cyathophora cesaredensis, Stomechinus cesaredensis DE LORIOL, Leptophyllia cesaredensis KOBY, 1905 e Terebratula cesaredensis).

Ao longo do Planalto das Cesaredas, podemos observar campos de lapiás e a presença de vários algares e grutas, que guardaram um importante espólio arqueológico.

Em relação à história do local pode referir-se a existência de vestígios pré-históricos, a permanência dos Romanos entre os séculos II a.C. e V d.C. e o evento histórico da Batalha da Roliça, aquando das invasões napoleónicas. A lenda e a tradição popular associam-no a acampamentos dos exércitos de César, a caçadas reais e aos amores clandestinos entre D. Pedro I e Inês de Castro.


O percurso
O percurso pedestre Pequena Rota 2 "Pelo Planalto  das Cesaredas" estende-se ao longo de 5 localidades e 3 freguesias do concelho da Lourinhã. Tendo início e fim junto ao Centro de Artesanato e Museu do Reguengo Grande. No entanto, e na medida em que o percurso se processa em circuito, a caminhada pode iniciar-se em qualquer das localidades por onde passa.

No decorrer do trajeto, os caminhantes terão a oportunidade de visitar o Museu e o Centro de Artesanato de Reguengo Grande e de passear pelo Planalto das Cesaredas, uma das mais conhecidas e marcantes componentes paisagísticas da parte setentrional do concelho.

Âmbito – Desportivo, Cultural e Paisagístico

Época aconselhada – Todo o ano

Nível de dificuldade – Média

Distância a percorrer – 20,300 Km em circuito

• Folheto 

 

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados