Pequena Rota 1 - Rota dos Dinossauros

O PR1 "Rota dos Dinossauros" inicia-se junto ao Museu da Lourinhã, que integra uma valiosa ala de paleontologia, terminando no Forte Paimogo.

Ao longo de 9.900 metros, o caminhante pode visitar outros pontos de interesse histórico, como o Convento de Santo António, a Igreja da Misericórdia e a Igreja do Castelo e deslumbrar-se com belas paisagens naturais, com especial destaque para as praias de Areia Branca, Vale Frades, Caniçal e Paimogo.

Descrição do percurso
O percurso pedestre “Rota dos Dinossauros” inicia-se no Museu da Lourinhã, na vila da Lourinhã, seguindo em direção à Igreja de Santa Maria do Castelo. Após a visita ao local, sobe-se mais um pouco, ao cruzeiro, de onde se obtêm grandes panorâmicas sobre a vila.

De regresso ao caminho, este prossegue em direção a Labrusque. Depois de se atravessar uma pequena ribeira toma-se, à direita, um caminho de asfalto que se deixa passados uns 500 metros, entrando então por caminhos agrícolas até aquela localidade, perfeitamente identificável pelo seu moinho. Aqui deixa-se o asfalto,em direção à costa, por um caminho -  inicialmente entre campos de cultivo e depois por uma zona dunar, de onde se obtêm extraordinárias vistas sobre toda a costa, especialmente sobre a Praia da Areia Branca.

Chegando-se a Praia do Areal, ruma-se a norte, em direção a Praia da Areia Branca, até ao passeio marítimo. Segue-se até a Pousada da Juventude voltando-se ao asfalto caminhando sempre para norte, portanto com o mar à esquerda. Passados cerca de dois quilómetros, abandona-se a estrada e toma-se um pequeno carreiro que desce para a Praia do Caniçal.

Ficha técnica
Partida: Lourinhã

Chegada: Forte de Paimogo
Âmbito: Desportivo, histórico-cultural, ambiental e paisagístico.
Tipo de percurso: pequena rota, por caminhos rurais.
Distancia a percorrer: 10 Km em travessia.
Duração do percurso: cerca de 3 horas.
Desníveis: Pouco acentuados.
Nível de dificuldade: Fácil.
Época aconselhada: Todo o ano.

Folheto do percurso (ver)