Projeto + Contigo


A Câmara Municipal da Lourinhã é a entidade promotora da candidatura ao Projeto +Contigo foi elaborada em setembro de 2014, cujo objetivo geral, é a saúde mental e o bem-estar em jovens do 3º ciclo e secundário, prevenindo comportamentos da esfera suicidária. Foi dada formação aos profissionais do Centro de Saúde, no sentido de os preparar para a dinamização local do projeto onde foram abordados assuntos relacionados com a adolescência, a depressão, os mitos sobre o suicídio, sinais de alarme, fatores protetores, fatores de risco, noção de crise e gestão de casos em ambiente escolar.

Foram realizadas as ações de sensibilização para as assistentes operacionais, professores e encarregados de educação, visando sobretudo os mitos sobre os comportamentos suicidários, fatores de proteção e de risco, sinais de alarme e o que fazer em situação de crise, nomeadamente como procurar ajuda.

Os casos identificados no decorrer da intervenção ou sinalizados pelas equipas locais são, em articulação com a equipa coordenadora, encaminhadas para o médico de família do centro de saúde, e quando identificados casos mais graves serão encaminhados para a consulta da especialidade, sempre em cooperação com o aluno e a sua família.

O Projeto +Contigo caracteriza-se por ter uma intervenção em rede incluindo os profissionais de saúde, os encarregados de educação, os professores, os assistentes operacionais e os alunos, centrando-se na promoção de saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar e a promoção de hábitos de vida saudáveis.




  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2019 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados