A Lourinhã na Grande Guerra - O Impacto da I Guerra Mundial na História da Lourinhã

Contribua para este projeto!

«A I Guerra Mundial representou um momento determinante, constituindo uma ruptura profunda no percurso da história contemporânea europeia e mundial, cujos efeitos fraturantes e duradouros envolveram, marcaram e determinaram muito significativamente a História de Portugal. Entre tantos outros aspectos importa recordar que entre 1914 e 1918 partiram para a Guerra mais de 100 000 soldados portugueses. Combateram em África, lutaram na Flandres. Morreram quase 8 mil homens, outros tantos ficaram feridos; 6 mil ficaram desaparecidos e mais de 7 mil foram feitos prisioneiros…»*.

Através do projeto “ A Lourinhã na Grande Guerra. O impacto da I Guerra Mundial na História da Lourinhã”, o Arquivo Municipal da Lourinhã, no âmbito das suas funções culturais e educativas, evoca a participação portuguesa, e mais concretamente a lourinhanense, neste conflito sem precedentes.

Até 2018, está prevista a publicação de documentos históricos e comunicações relacionados com o tema, resultantes de um trabalho de pesquisa em curso no Arquivo Municipal da Lourinhã, iniciado em 2014, e através da consulta e acesso a outras fontes e recursos.

A par deste trabalho informativo e de divulgação, lança-se também um desafio à comunidade, convidando os cidadãos a partilhar fotografias/imagens ou outro tipo objetos sobre a temática da I Grande Guerra, ou ainda a transmitirem histórias, passadas de geração em geração, que ainda subsistam na memória das pessoas.

Entre outras informações que podem ser partilhadas, refira-se a participação de cidadãos naturais do concelho, no referido conflito, quer na qualidade de combatentes, quer com outro tipo de papel ou intervenção social.

Todos estes elementos, objetos e informações podem ser entregues e/ou comunicados ao Arquivo Municipal da Lourinhã (tel. n.º 261 410163 | e-mail: arquivo@cm-lourinha.pt) ou ao serviço de Cultura, no edifício dos Paços do Município (cultura@cm-lourinha.pt).

Posteriormente, a informação recolhida vai ser sistematizada, trabalhada e disponibilizada ao público em formato digital, até ao final do ano de 2018.

*Fonte: Disponível em http://www.portugal1914.org/portal/pt/programa/item/6731-portugal-centenario-da-grande-guerra-1914-1918 [Consult. em janeiro de 2015].

Aqui ficam os primeiros documentos, resultantes do trabalho de pesquisa em curso no Arquivo Municipal da Lourinhã

Doc.1_1914-12-16 (clique para aceder):
Correspondência recebida da Inspeção de Infantaria da 1ª Divisão do Exército, em 1914-12-16, solicitando ao Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã uma nota das multas cobradas pelas faltas dos mancebos à Instrução Militar Preparatória, remetida à Secretaria da Guerra, com posterior seguimento para o Ministério da Guerra por intermédio da Agência Militar.

Doc.2_1916-04-07 (clique para aceder)
Oficio circular da Câmara Municipal de Lisboa dirigida as Municípios da Nação, em 1916-04-07, acerca da declaração de guerra da Alemanha a Portugal. Contém diversos dados de contextualização histórica sobre o evento, nomeadamente no que concerne ao despoletar dos primeiros conflitos em Naulila e Cuangar, no sul de Angola.

Doc.3_1914-08-05 (clique para aceder):
Excerto da Acta da Câmara Municipal da Lourinhã, sessão ordinária de 5 de agosto de 1914 (Livro nº 13, fols. 6 – 20v). Contém propostas e deliberações da Comissão Executiva motivadas pela crise e desigualdade contributiva existente entre vendedores ambulantes e comerciantes locais, com efeitos ao nível das posturas e impostos municipais.

Doc. 4_1914-11-02 (clique para aceder):
Excerto da Acta da Câmara Municipal da Lourinhã, sessão ordinária de 2 de novembro de 1914 (Livro nº 13, fols. 21v – 24). Contém propostas e deliberações sobre diversos assuntos, destacando-se os seguintes: pedido de auxílio pecuniário da Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha para despesas nas operações de guerra em que as tropas Portuguesas possam entrar no estrangeiro; pedido de subsídio da Direcção da Sociedade Instrução Militar Preparatória n.º 8 para a despesa da iluminação dos cursos nocturnos para adultos do sexo masculino nas escolas oficiais do concelho da Lourinhã; funcionamento da escola do sexo masculino da Moita dos Ferreiros e conversão da mesma em escola mista; Oficio circular do Governo Civil de Lisboa, advertindo sobre as disposições do Ministério do Interior sobre salubridade publica especialmente no tocante a abastecimento d’aguas potaveis, esgotos e remoção de imundices, habitações e estabelecimentos insalubres, porque os focos colerigos que surtiram na Europa oriental ameaçam difusão epidémica.

Doc. 5_1914-11-02
(clique para aceder):

Excertos da Acta da Câmara Municipal da Lourinhã, sessão ordinária de 2 de novembro de 1914 (Livro nº 13, fols. 25v – 31). Contém Deliberações sobre diversos assuntos, destacando-se os seguintes:
• Tarifa do serviço pessoal, carros e demais transportes;
• Preços médios dos géneros;
• Concessão de diversos subsídios.

Doc. 6_1914-11-03 (clique para aceder):
Excerto da Acta da Câmara Municipal da Lourinhã, sessão ordinária de 3 de novembro de 1914 (Livro nº 13, fols. 31 – 37). Contém análise e aprovação do orçamento para o ano de 1915, e deliberações sobre diversos assuntos, destacando-se os seguintes:
• Reclamação apresentada pelo professor oficial da escola do sexo masculino da Lourinhã;
Estado de saúde do professor da escola do sexo masculino da freguesia do Reguengo Grande;
Ausência da professora da escola do sexo masculino da freguesia de Moita dos Ferreiros;
Proposta de extinção do lugar de guarda campestre;
Prestação de serviços clínicos;
Pedido de restabelecimento do caminho de ferro na linha de Leste – Lisboa à Figueira.

Fonte: Arquivo Municipal da Lourinhã.