Qualidade do Ar

A qualidade do ar determina as condições de vida de pessoas, plantas e animais e como tal, é um indicador importante da qualidade de vida em determinado local. Elevadas concentrações de poluentes, podem causar uma baixa qualidade do ar, pelo que é importante a sua monitorização.

O Município da Lourinhã celebrou um protocolo de colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT), tendo em vista a instalação de uma Estação de Monitorização da Qualidade do Ar no concelho da Lourinhã. Esta Estação, instalada no espaço envolvente à antiga Escola do Reguengo Pequeno, está afeta à Rede Nacional de Medição da Qualidade do Ar (RNMQA) da Agência Portuguesa do Ambiente, concorrendo para a avaliação da qualidade do ar em todo o território da CCDRLVT.

A estação efetua medições da qualidade do ar e dos poluentes atmosféricos – óxidos de azoto, dióxido de enxofre, ozono e partículas PM10 e PM2,5.


O Município da Lourinhã colabora com a CCDRLVT, na elaboração e aplicação de planos e programas para a redução das concentrações de poluentes atmosféricos no concelho, de modo a garantir o cumprimento dos valores limite. A colaboração fica, ainda, patente no estabelecimento de planos de ação imediata, a aplicar sempre que se verifique o risco dos valores limite e/ou dos limiares de alerta serem excedidos.

Legislação aplicável:
Monitorização das Emissões
D.L nº 102/2010 de 23 de setembro


 

  •   Menu acessível
  • Promotor Oeste Portugal
  •   Oeste CIM
  • Co-financiamento Compete
  •   QREN
  •   União Europeia
Powered by Powered by U-LINK
2006 - 2017 © Câmara Municipal da Lourinhã - Todos os Direitos Reservados.