RISE3 - Recursos Inovadores para o Sistema Educativo


De acordo com o diagnóstico realizado ao contexto escolar do concelho da Lourinhã, a importância de melhorar o processo ensino-aprendizagem através de métodos inovadores e interativos, incorporando as tecnologias de informática e de comunicação (TIC), foi tida como uma ferramenta de ensino / aprendizagem facilitadora de um maior envolvimento por parte de docentes e alunos e consequentemente promotora de melhores resultados.

Neste âmbito foram desenhadas um conjunto de atividades que visam a capacitação de professores, famílias e alunos na utilização das TIC, e atualização de saberes baseados em trabalhos atuais e inovadores cientificamente validados e cuja implementação prática se acredita gerar um impacto significativo na qualidade dos resultados escolares.


Desenvolvimento psicolinguístico

A ação de capacitação “A promoção da leitura - Competências facilitadoras e identificação de fatores de risco” visa munir educadores, professores de 1.º ciclo e técnicos, de conhecimentos para identificação precoce de alunos em risco de falhar na aprendizagem da leitura, considerando os processos cognitivos e linguísticos inerentes.

Neste sentido, pretende também, dar a conhecer propostas de intervenção pedagógicas e sistémicas cientificamente validadas com aplicabilidade em contexto real de sala de aula.

Esta ação conta com a colaboração do Centro de Formação e Educação de Torres Vedras e Lourinhã (CFETVL) no âmbito da acreditação para docentes.


Mapas Mentais (Técnicas e métodos de estudo inovadoras)

Mapas Mentais são uma excelente ferramenta visual para a estrutura de informação, organização de dados e apoio à memória e ao estudo. É um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Mr. Tony Buzan, voltado para a gestão do conhecimento e do capital intelectual, útil para a memorização e compreensão, em especial na aprendizagem e na criatividade, quer para uso individual, como em grupo. Podem ser usados para resumir os conteúdos abordados nas aulas, tanto por professores como por alunos.

Esta atividade divide-se em dois tipos de sessão, ambas para alunos e professores das turmas selecionadas, com:

  • Um especialista em Mapas Mentais – Introdução, fundamentação, regras e criação deste tipo de diagramas;
  • A equipa UMA – No seguimento das sessões com o especialista na área, por forma a consolidar as aprendizagens e incentivar professores e alunos a usar Mapas Mentais no ensino e/ou aprendizagem.

 



Software Ensino-Aprendizagem

Uma das áreas de intervenção do RISE3 é o uso de Tecnologias de Comunicação (TIC) e Multimédia em sala de aula como recursos pedagógicos, e em casa como ferramentas de estudo.

A motivação, pré-disposição dos alunos para o uso de novas tecnologias e a sua vontade de frequentar aulas práticas eleva a importância da diversificação de recursos e técnicas pedagógicas baseadas em TIC/Multimédia.

Esta diversificação também pode passar pelo uso das tecnologias. Jogar, assistir a vídeo, debater ou pesquisar informação na Internet podem ser tarefas motivadoras de apoio ao estudo.

Os alunos podem consultar sites, vídeos e jogar para aprender ou rever a matéria. As TIC/Multimédia podem ser usadas como ferramentas de estudo, através de Sites, Aplicações (APPs) e Jogos Educativos. Estas plataformas podem ser usadas como complemento às aulas e estudo, são fáceis de usar, divertidas e motivadoras.


Nesta atividade há três tipos de sessão:

  • Alunos – Apresentação e apoio frequente à utilização dos Software/Apps/Sites que podem ser usados para aprender. Com destaque para o trabalho autónomo, pesquisa e resumo de informação e trabalhos de casa;
  • Professores – Ações de capacitação com os objetivos de Identificar Software/Apps/Sites que podem ser usados como ferramentas no processo ensino-aprendizagem, tanto por professores, alunos e encarregados de educação; Partilhar e debater técnicas, estratégias pedagógicas e boas práticas que recorram às TIC/multimédia; Preparar uma (ou mais) aula(s) recorrendo a técnica(s) pedagógica(s) que envolvam o uso de Software/Apps/Sites;
  • Encarregados de Educação/Famílias – Ações de capacitação dirigidas aos familiares dos alunos das turmas selecionadas, com o principal objetivo de lhes fornecer ferramentas para o apoio ao estudo e trabalho autónomo dos seus educandos.



Clique para aceder a listas de Sites/APPs/Jogos, manuais de utilização e apresentações no Centro de Recursos.


Dicas:

  • Uso excessivo da Internet - Previna o risco de vício em tecnologias e Internet. Não permita que as crianças usem computadores, tables ou smartphones por períodos superiores a 2 horas. Promova outros tipos de atividades e formas de estudar.
  • Distrações - Verifique regularmente se o aluno está a usar o equipamento para estudar. É fácil haver distrações e rapidamente ele/a deixa o estudo para visualizar vídeos no Youtube não relacionados com a escola, ou aceder a jogos pouco ou nada educativos. Alguns alunos precisam de estímulo regularmente para não se distraírem;
  • Recompensa – Pode motivar o aluno deixando que ele/a se distraia um pouco na Internet depois de estudar.
  • Compra de equipamentos - O uso das tecnologias para aprender não deve servir de argumento para a aquisição de computadores, telemóveis ou tablets dispendiosos. Qualquer aparelho com uma simples ligação à Internet é suficiente para estudar.
  • Escolha dos sites/jogos – O aluno deve explorar os temas que menos domina para melhorar na disciplina em que as avaliações são mais baixas.


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